Assinante
A janela de transferências do meio do ano só abre no dia 10 de julho, mas alguns clubes já estão se movimentando para garantir reforços para a segunda metade da temporada. O Botafogo é uma das equipes que já tem seu olho no mercado internacional. Segundo o jornalista Fabrizio Romano, o time está próximo de fechar a contratação do meia Thiago Almada, do Atlanta United.
O jogador argentino de 23 anos foi revelado pelo Vélez Sarsfield e atua na liga Norte-Americana, a MLS, desde 2022, defendendo o Atlanta United, onde tem 51 GAs (gols + assistências) nas últimas três temporadas. Além disso, o meia fez parte do elenco da Argentina que foi campeão da Copa do Mundo de 2022, no Catar, e até entrou em um jogo da competição.
Ainda segundo a informações de Fabrizio Romano, em parceria com o jornalista César Luis Merlo, a ideia da negociação é repetir os parâmetros adotados para a contratação de Luiz Henrique. Ou seja, Almada viria para o Botafogo, mas o Lyon deve ser o destino final do jogador, após alguns meses no Rio.
A negociação da Eagle Holding, grupo responsável pela SAF do Botafogo, com o Atlanta United giraria em torno de 20 milhões de dólares (R$ 108 milhões), o que tornaria Almada o jogador mais caro do Brasil. Luiz Henrique, também do Botafogo, movimentou cerca de 20 milhões de euros em sua contratação, mas, devido a desvalorização da moeda brasileira, os possíveis valores do argentino acabam sendo maiores em reais.
Neste domingo (23), o site GE havia noticiado que o Botafogo havia acertado bases salariais com Thiago Almada e só faltava se acertar com o Atlanta United. No início do ano, o Glorioso já havia tentado a contratação do jogador, oferecendo os mesmo 20 milhões de euros (R$ 106,6 milhões na cotação da época) que pagou em Luiz Henrique.
Mais recentemente, o torcedor brasileiro pode lembrar de Thiago Almada como o capitão e camisa 10 da equipe olímpica da Argentina que bateu o Brasil no Pré-Olímpico e impediu a seleção de buscar o tricampeonato das Olimpíadas, em Paris.