Bom pagador pode obter desconto no IPTU em Niterói
Quem está parcelando dívidas anteriores, não será contemplado com abatimento
Bom pagador pode obter desconto no IPTU em Niterói
Foto do autor Saulo Andrade Saulo Andrade
Por: Saulo Andrade Data da Publicação: 13 de Outubro de 2023FacebookTwitterInstagram
Foto: Divulgação/PrefNiterói

Um alívio para o bolso. Na última terça-feira (10), a Prefeitura de Niterói publicou, no jornal A Tribuna, a lei 3.819/2023, do prefeito Axel Grael (PDT), que concede dedução de 3% do valor do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), a bons pagadores de Niterói. A medida,  que valerá para os anos de 2024 e 2025, refere-se a quem, até o dia 30 de setembro de 2023, não tenha dívidas com o IPTU gerado pela cidade. 

De acordo com o texto da administração, enviado anteriormente como Mensagem Executiva à Câmara Municipal, trata-se de norma que incentiva o ‘”regular adimplemento do contribuinte”.

Vale lembrar que iniciativa parecida já foi apresentada em anos anteriores, com o aval dos vereadores, introduzindo o desconto entre 2020 e 2023. Agora, pretende-se renovar a iniciativa por mais dois anos. 

“Note-se que a modalidade de incentivo fiscal ora proposta vem  sendo  reiteradamente adotada pelo município, sendo certo que, por questão de prudência financeira, o referido benefício restringe a dois períodos”, informa a proposta enviada aos vereadores. 

Ainda de acordo com a prefeitura, quem está parcelando dívidas anteriores, não poderá obter o desconto. 

O município informa ainda que o impacto de renúncia de receita atende ao disposto na Lei de Responsabilidade fiscal; além de demonstrar que incentivos semelhantes concedidos em períodos anteriores colaboraram para que houvesse “redução da inadimplência”, no pagamento do IPTU.

Clique aqui e receba mais notícias da sua cidade no WhatsApp. 
 

Relacionadas