Assinante
O ex-presidente Jair Bolsonaro participa de uma manifestação, neste domingo (16), pela anistia aos condenados pela invasão dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro de 2023. O ato, em Copacabana, também conta com a presença dos governadores do Rio de Janeiro (Cláudio Castro), de São Paulo (Tarcísio de Freitas), Mato Grosso (Mauro Mendes) e Santa Catarina (Jorginho Mello).
O Superior Tribunal Federal (STF) já condenou 476 pessoas pelos crimes do 8 de janeiro. Nos próximos dias 25 e 26 de março, o STF decide se acata ou não a denúncia contra Bolsonaro, por tentativa de golpe de Estado. Ele e mais 33 pessoas foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República.
De acordo com a organização do ato deste domingo, a expectativa era de que um milhão de pessoas participasse. A Tribuna entrou em contato com a Polícia Militar, para saber a estimativa de público, mas não teve retorno, até o fechamento desta matéria.
Atualização às 12h42.
A PM informou que mais de 400 mil pessoas acompanharam o ato. Não houve qualquer registro de ocorrência durante a manifestação, que transcorreu de maneira pacífica durante toda esta manhã.