Beck faz show imperdível do Rio
Um dia antes de se apresentar no Primavera Sound, em SP, cantor americano visita a Cidade Maravilhosa
Beck faz show imperdível do Rio
Foto do autor João Eduardo Dutra João Eduardo Dutra
Por: João Eduardo Dutra Data da Publicação: 06 de Novembro de 2023FacebookTwitterInstagram
Fonte: Divulgação/Primavera Sound Barcelona

O cantor e compositor norte-americano Beck, um dos headliners do Primavera Sound 2023, em São Paulo, anunciou um único show no Rio de Janeiro, no dia 2 de dezembro, no Vivo Rio.

Com ingressos que variam entre R$190 e R$750, o artista oito vezes ganhador do Grammy promete agitar o palco carioca com músicas do seu álbum mais recente, “Hyperspace”, e sucessos que embalaram sua carreira de mais de 30 anos.

Bek David Campbell nasceu em 1970, em Los Angeles, na Califórnia. Filho da atriz Bibbe Hansen e do músico David Campbell, Beck começou no mundo da música muito cedo. Começou a tocar violão aos quatorze anos e aos dezesseis decidiu sair da escola e tentar a vida na música de Nova York.

Beck começou como músico folk, alternando entre country blues, Delta blues e música folclórica rural mais tradicional em sua adolescência. Ele começou a se apresentar em ônibus urbanos, muitas vezes fazendo cover de artistas da época ao lado de composições originais, às vezes improvisadas.

Entre Nova York e Los Angeles, Beck foi exposto a vários estilos musicais, o que ajudou na sua formação artística. Em 1992, ele compôs a canção “Loser”, mas o artista considerava a música “medíocre”. O primeiro álbum do artista foi chamado de “Golden Felling”, lançado em 1993, mas produzido de maneira caseira.

Porém, o single “Loser” também foi lançado em 93, estourando nas paradas de sucesso dos Estados Unidos. Diversas gravadoras quiseram contratar Beck até que ele lança seu primeiro álbum de estúdio, o “Mellow Gold”, com “Loser” como destaque.

A nova posição de atenção de Beck levou à sua caracterização como o "Rei dos Preguiçosos", já que a mídia o apelidou de centro do novo movimento "preguiçoso". Os críticos, considerando-a a continuação essencial de "Creep" do Radiohead, encontraram um vazio na letra de "Loser" fortemente associada à Geração X, embora o próprio Beck contestasse fortemente sua posição como o rosto da geração "preguiçosa".

Desde então, Beck é um expoente da música americana. Do cultural multi-platinado Odelay de 1996 ao mundial Mutations de 1998 e ao funk fluorescente de Midnite Vultures de 1999, ao sombrio Sea Change de 2002, ao tour de force de platina Guero de 2005 e ao extenso The Information de 2006, ao aclamado Modern Guilt de 2008, ao Grammy de Álbum do Ano de 2014 vencedor Morning Phase, a “explosão eufórica do pop experimental” (Rolling Stone) que foi Colors de 2017 e seu “melhor em uma década” de 2019 (People) Hyperspace, nenhum disco de Beck jamais soou como seu antecessor.

"Embora os discos de Beck ao longo dos anos tenham tendido ao maximalismo, uma espécie de beleza sonora meticulosa, a melodia permanece central em sua arte." Diz a publicação do New York Times sobre o cantor.

Recentemente, o artista completou uma turnê nos Estados Unidos. Além disso, Beck será um dos headliners do Primavera Sound em São Paulo, com uma apresentação no dia 3 de dezembro, um dia depois de seu show no Rio.

“Com os carismáticos movimentos de palco de [Beck] que lembravam James Brown e Prince, o set foi uma jornada vertiginosa de gêneros que [Beck] explorou ao longo das décadas, incluindo indie rock, música experimental, blues, hip-hop, R&B, electropop e country. gente.” Assim a revista Forbes descreveu suas últimas apresentações.

A venda de ingressos para o público geral já está disponível. Os ingressos, que podem ser adquiridos em até 10x, estarão disponíveis online, no site da Ticketmaster e na bilheteria oficial (sem taxa de serviço). A realização é da Live Nation Brasil. Para obter mais informações, visite www.livenation.lat.

Cliente Vivo Valoriza, através de código, tem 25% de desconto no valor dos ingressos, até o dia 21 de novembro.

O show acontece no primeiro sábado de dezembro, dia 2, no Vivo Rio, no Flamengo, Zona Sul do Rio de Janeiro e tem previsão de início para às 21h. Os portões serão abertos duas horas antes, às 19h.

Relacionadas