Assinante
Entrar
Cadastre-se
Um dos principais pontos de atendimento médico da Comunidade de Nossa Senhora de Bonsucesso, em Piratininga, Região Oceânica de Niterói, está precisando de ajuda da população. É que o Centro Comunitário São Vicente Pallotti, que é mantido pela Paróquia de São José, no Cafubá, está sem poder realizar consultas gratuitas à população local após vândalos quebrarem parte do telhado.
Com as chuvas que caíram no município nos últimos dias, a sala de atendimento virou uma cachoeira. Além do estrago estrutural, os criminosos invadiram um consultório levaram um dos aparelhos de ar-condicionado.
Lá, são realizados atendimentos de clínica geral, odontologia, pediatria, endocrinologia, psicologia, psicopedagogia, gastroenterologia, dermatologia e fonoaudiologia. O espaço conta ainda com farmácia e atende estudantes que precisam de reforço escolar.
Nesta quarta-feira (13), o responsável pela Paróquia São José, padre Luiz Cassio Moreira, postou em seu perfil no Instagram imagens de como estão as salas do centro comunitário.
"Vejam o prejuízo e o bem que é deixado de ser feito com os atendimentos odontológicos e médicos às pessoas mais vulneráveis da Comunidade de Nossa Senhora de Bonsucesso em Piratininga. Onde vamos parar?", questionou.
Em outro vídeo, afirmou que muitas crianças não foram atendidas pela pediatra. A água cai do teto e pode estragar equipamentos e materiais usados nos serviços.
De janeiro a outubro de 2024, o Centro Comunitário São Vicente Pallotti realizou 981 atendimentos. Em conversa com o jornal A Tribuna, ele pediu apoio da comunidade para que o espaço seja preservado, uma vez que "realiza um importante serviço de atendimento médico gratuitos para a população local".
"Depredaram o telhado e, consequentemente, com a chuva, entrou água. Então, a questão é o próprio pessoal da comunidade cuidar. Nós temos dentista, psicólogos, pediatras que trabalham. Então, dois ou três que fazem arte e depois sofre todo mundo", reclamou.
O caso não foi registrado na Polícia Civil. Já a Polícia Militar não foi acionada ao local.
Usuária do centro comunitário, dona Terezinha Helena é moradora da Comunidade de Nossa Senhora do Bonsucesso e já usou o serviço de cardiologia da clínica.
“Eu consegui atendimento cardiológico e a médica acertou o remédio. Detectou a necessidade do uso de marcapasso. Ela também fez outros atendimentos, inclusive no ano passado, quando precisei fazer uma ultrassonografia de tireoide", disse, a idosa.
"Esse lindo trabalho da Paróquia São José, do padre Cássio e toda equipe envolvida, ajuda muita gente”", complementou.