Assinante
Entrar
Cadastre-se
O Prefeito de Niterói, Axel Grael, está em Baku, no Azerbaijão, representando os prefeitos de todo o País na Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre mudanças climáticas, a COP-29.
Vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), Grael se encontrou com o vice-presidente Geraldo Alckmin e com o governador do Pará, Helder Barbalho. "Muitas conversas sobre a COP 30, que acontecerá no próximo ano em Belém (PA)", informou o mandatário de Niterói.
O que é a COP-29?
A 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29), dá início a mais uma rodada de negociações globais em busca de manter o aumento da temperatura do planeta abaixo de 1,5 grau Celsius (ºC), conforme o Acordo de Paris.
A COP29 prossegue até o dia 22 de novembro. Este ano, o encontro, que já é considerado a "COP do financiamento", tem como um dos principais objetivos estabelecer uma Nova Meta
Quantificada Global de Finanças (NCQG, na sigla em inglês). Na prática, significa definir um novo valor e de onde virão os recursos em substituição ao último acordo, que previa US$ 100 bilhões anuais entre 2020 e 2025.
Na análise do presidente da instituição de pesquisa World Resources Institute (WRI), Aniruddha Dasgupta, o que já está claro é que há uma demanda por US$ 1 trilhão ao ano, que precisa ser transferida dos países mais ricos aos menos ricos, para que ocorra uma transição global em busca da segurança climática.
O avanço nas negociações financeiras deverá refletir na entrega das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs, na sigla em inglês), pelos países. O prazo para a terceira atualização das ambições dos países, em relação à redução das emissões de gases do efeito estufa, encerra-se em fevereiro de 2025, nove meses antes da COP30, em Belém, no Brasil.
Segundo o diretor de Iniciativa Climática Internacional da WRI, David Waskow, até o momento, Brasil, Reino Unido, Emirados Árabes Unidos e Azerbaijão prometeram antecipar suas metas de emissões para 2035, com entrega prevista ainda na COP29. Os Estados Unidos pretendem concluir até o fim do ano, antes da troca de governo.
Para o especialista, isso dará indícios da trajetória de cada país até as emissões chamadas de net zero - em que há neutralidade líquida com equilíbrio entre a remoção e a emissão de gases do efeito estufa. De acordo com Waskow, mais de 100 países estão comprometidos com essa meta a ser alcançada seja em 2050 ou em 2060.