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O prefeito de Niterói, Axel Grael, anunciou em seu blog pessoal, que o município concluiu o processo de licitação para adquirir 46 veículos elétricos. A frota vai substituir os carros utilizados atualmente, considerados emissores de Gases do Efeito Estufa (GEE).
Axel diz ainda que a ação faz parte dos planos de sustentabilidade elaborados para a cidade. “A aquisição dos veículos faz parte das ações previstas no eixo Resiliência e Clima, do Plano Niterói 450 Anos, que prevê o maior investimento de uma cidade na agenda da sustentabilidade e clima no país: R$ 698 milhões até o final de 2024”, afirmou.
Em março de 2022, ao falar sobre os planos para a aquisição dos veículos elétricos, Grael informou que a meta era ter 150 carros elétricos até 2024. Para isso, seria feito um investimento de R$ 45 milhões na compra desses veículos e na infraestrutura para carregá-los com energia produzida em prédios públicos.
A ideia é que a frota seja utilizada principalmente pela Secretária Municipal de Conservação e de Serviços Públicos (SECONSER), podendo atender também a outros setores da Prefeitura como a Secretaria do Clima, e a de Ciência & Tecnologia e Inovação.
Ônibus elétrico
Ainda no blog, Axel disse que a Prefeitura vem testando alternativas de ônibus elétricos disponíveis no mercado brasileiro visando a transição também no transporte coletivo público de Niterói.
“Além da vantagem ambiental e climática, o ônibus elétrico tem muitas vantagens operacionais se comparados com os equipamentos tradicionais a Diesel e poderá permitir a redução da tarifa. Recentemente, incluímos o projeto dos ônibus elétricos de Niterói no edital do PAC, do governo federal. Estamos aguardando o resultado”, comentou.
Em setembro de 2021, a Prefeitura informou que pretendia adquirir, inicialmente, 40 veículos elétricos, que correspondem a 5% da frota. Tradicionalmente, o setor de transporte é integralmente controlado pela iniciativa privada, cabendo ao Poder Público apenas a fiscalização.
Na ocasião, um modelo Caio Millenium, cedido pela empresa, para avaliação, começou a circular pela cidade. O veículo tem autonomia para 250 quilômetros, com até 4 horas para recarga das baterias, possui ar-condicionado, carregadores de celular e piso baixo. A capacidade é de 80 passageiros, sendo 26 sentados e 54 em pé. Veículos do tipo do modelo testado têm vida útil de 16 anos, com uma troca de baterias prevista para quando chegar aos 8 anos de operação.
Procurada, a Prefeitura de Niterói informou que os veículos não serão comprados, mas sim alugados. Ao todo, serão 46 carros, entre eles vans, picapes, furgões e carros de passeio, e cerca de 20 carregadores (chamados de wallbox).
“Os carros serão distribuídos por vários órgãos do governo, como a Secretaria Municipal do Clima, Secretaria Municipal de Ciência & Tecnologia e Inovação, entre outros. O contrato de aluguel dos veículos é de 30 meses e tem previsão de entrega para março. O investimento total foi de R$11.344 milhões”, diz a nota da Prefeitura.