Assinante
Entrar
Cadastre-se
Um casal de moradores da Zona Sul de Niterói teve o carro furtado na tarde desta quarta-feira (4). O veículo estava estacionado na Rua Arídio Martins, que fica no Bairro de Fátima, quase em frente ao Bar da Édna, e foi arrombado por volta das 14h26. Ele era usado por eles para buscar o neto, autista, na escola e levá-lo para casa.
Segundo um dos proprietários, o aposentado Edir Torres, de 68 anos, o automóvel é um Fiat Uno branco modelo 2012, placa KPI 5327, e não tem seguro. Desesperado, ele compartilhou com a reportagem do jornal A Tribuna o vídeo de uma câmera de monitoramento flagrando o crime e foi direto para a 76ª DP (Centro).
As imagens mostram um homem branco e careca vestindo casaco preto com mangas brancas e bermuda jeans se aproximando do carro por volta das 14h26. Ele tenta arrombar o veículo pela porta direita, do carona, e consegue. No vídeo, no entanto, não é possível ver o objeto utilizado por para praticar o crime.
Como a trava de segurança é eletrônica, o veículo abre dos dois lados. O ladrão então dá a volta pela frente do Fiat Uno e entra nele pela porta do motorista. Ele liga o automóvel e chega a iniciar a partida, mas acaba parando o carro, abrindo a porta e o levantando levemente. Depois ele fecha a porta e foge. A ação durou pelo menos 40 segundos.
As imagens foram compartilhadas por um amigo de Edir em um grupo de alerta do WhatsApp, acionando policiais da Operação Segurança Presente. Os agentes enviaram o vídeo para o Centro Integrado de Segurança Pública Niterói (CISP), que pode monitorar o Fiat Uno durante suas passagens pelas ruas da cidade através do cercamento eletrônico, o que facilita na recuperação. A PM também foi informada.
Edir contou que estacionou o Fiat por volta de meia-dia. Após o almoço, ele desceu de novo para levar o lixo reciclado. Quando subiu, olhou da janela após descansar um pouco e viu que o carro havia sido levado. Ele está em nome da esposa dele, a advogada Lex Sandra.
"O carro fica sempre ali. Tem uma garagem atrás, mas como é de dia, eu deixo ele ali, porque toda hora eu estou saindo para um lado e para o outro. Eu uso muito. Inclusive eu tenho um compromisso diário de levar meu neto autista da escola para casa. Uma coisa que fazia também, todos os dias, era levar e pegar minha esposa no trabalho, para ela não caminhar a noite no bairro. O carro é velho, mas vai fazer muita falta", disse.
O crime de furto de veículos teve uma queda em Niterói nos 10 primeiros meses de 2024, se comparado com o mesmo período do ano passado. Foram 545 casos este ano, contra 585 de janeiro a outubro de 2023. Os dados são do Instituto de Segurança Pública (ISP).