Imagem Principal
Imagem
‘Aulão do Bem’ completa 1 ano de ballet grátis ao público maduro em Niterói
Iniciativa de Lu Fernandez oferece edição de aniversário, no dia 03 de fevereiro, na escola Âmbar
‘Aulão do Bem’ completa 1 ano de ballet grátis ao público maduro em Niterói
Foto do autor Mauro Touguinhó Mauro Touguinhó
Por: Mauro Touguinhó Data da Publicação: 30 de janeiro de 2024FacebookTwitterInstagram
Foto: Divulgação (Mariana Salles)

No sábado, 03 de fevereiro, o Aulão do Bem, projeto que tem reunido amantes do ballet de todas as idades, celebra 1 ano com três aulas na Âmbar, escola de dança da Ana Botafogo, madrinha do projeto e presença marcada na comemoração. As sessões serão ministradas pelas professoras Claudia Freitas e Mirian Moll, e contam com inscrições de bailarinos de diversas regiões do Rio, além de outros estados do Brasil.  Interessados em participar, podem entrar em contato com o Instagram @balletaos60.

O Aulão do Bem é um movimento que vem crescendo pelo Rio de Janeiro, unindo pessoas em prol da dança com propósito. A iniciativa da Lu Fernandez, que aos 60 anos resolveu dançar, é incentivar outros adultos a realizarem seus sonhos, independentemente da idade ou do físico. O propósito de reunir amantes da dança com mais de 60 anos tem atraído também adultos da faixa dos 20, 30, 40 e 50 anos.

Mas, calma. O que menos importa aqui é a idade. A proposta é quebrar paradigmas, realizar sonhos e dançar. Uma vez ao mês, esse grupo se encontra para fazer aulas de ballet, aproveitando para contribuir com donativos, que são doados a instituições da cidade. Ao longo do ano, mais de 500 pessoas passaram pelas aulas, onde foram arrecadadas mais de 800 latas de leite em pó, 110 kg de alimentos e cerca de 8 mil em dinheiro. 

Empresária do segmento de vestuário para dança, Lu conta que o ballet sempre foi um sonho, mas ela acabou postergando. O tempo passou e se sentiu velha para iniciar o sonho. Quando pensou em deixar, no entanto, decidiu colocar em prática. A alegria foi tão grande, que ela decidiu partilhar com outros no Instagram @balletaos60. Tamanho foi o incentivo, que passou a desejar incentivar outros a dançar, a combater o idadismo, a sair da zona de prisão de crenças limitantes e a deixar de lado todo e qualquer preconceito.

 

Foto: Divulgação (Mariana Salles)

 

“O Aulão do Bem me realiza como pessoa. Me faz ser alguém melhor na sociedade. Há uma energia incrível e especial quando me reúno com outros da minha idade ou bem mais novos. Há muitos que participam de todas as edições, mas tem os que iniciam uma aula no projeto e passam a estudar em uma escola de ballet. Outros, fazem sempre com a gente, mesmo que uma vez ao mês. Tem bailarinos que se deslocam de outras cidades do Rio, além de outro estado, só para nos apoiar. Dividimos histórias, conquistamos amigos e e dançamos, ajudando o próximo com as campanhas de donativos que fazemos”, conta.

Para este ano, Lu decidiu apoiar o Retiro dos Artistas, que tem precisado de alimentos. Nessa edição, os participantes do aulão, apoiarão com três latas de leite em pó. 

Lu ainda revela que mais do que sobre dançar, o projeto é uma contribuição para o mundo, que mesmo que pequena, se torna grande, quando junto a outros. 

“Em uma das aulas, uma participante dividiu com a sala sobre seu processo de cura contra o câncer. E falou da importância da dança nesta jornada. Todos nos emocionamos. Aquele dia foi um momento lindo de partilhar, onde construímos um elo. É isso que é o Aulão do Bem. A dança é o foco central que conecta pessoas com a mesma paixão, mas a iniciativa nos faz seres humanos melhores, nos une e ainda mostra que não podemos desistir de nossos sonhos, não importa quais sejam. Devemos romper barreiras, sobretudo da idade. Que possamos alcançar ainda mais pessoas”, finaliza.

Serviço:

Aulão do Bem em celebração ao aniversário de 1 ano do projeto

Data: 03 de fevereiro – sábado

Horários: 13h | 14:30h

Informações: Instagram @balletaos60

A Escola Âmbar fica na rua Álvares de Azevedo, 179 - Icaraí, Niterói – RJ.

Relacionadas