Assinante
O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) tem uma programação especial nesta semana que dá início ao penúltimo mês do ano. O CCBB vai funcionar normalmente nos três feriados de novembro, dias 2, 15 e 20, das 9h às 20h.
EXPOSIÇÕES - Entrada gratuita.
UM CERTO BRASIL – NA VISÃO DE CINCO FOTOJORNALISTAS
Até 20 de novembro
Museu Banco do Brasil - 4º andar – Quarta a segunda
A exposição resgata fotografias que buscam entender uma população brasileira muitas vezes invisibilizada e esquecida. Os cinco fotógrafos apresentados, André Dusek; Antonio Augusto Fontes; Ed Viggiani; João Roberto Ripper; e Milton Guran, compartilham grande talento, com olhar sensível e generoso. As 13 imagens fazem parte do acervo itinerante do Banco do Brasil.
O BANCO DO BRASIL E SUA HISTÓRIA
Exposição Permanente
Museu Banco do Brasil - 4º andar – Quarta a segunda
Narrando os 214 anos de existência do Banco do Brasil, a exposição de longa duração apresenta, por meio das coleções museológicas e arquivísticas do Museu Banco do Brasil, Arquivo Histórico e Memória CCBB, a contribuição da instituição financeira para o desenvolvimento da sociedade e do país.
São sete salas que mostram a linha do tempo de 1808 com a Iconografia de D. João VI, fundador da instituição, passando por curiosidades sobre o funcionalismo e os antigos objetos bancários, finalizando com a atual participação do BB nas áreas social, esportiva e cultural do Brasil.
ARTES CÊNICAS- Ingressos: R$30,00 (inteira) R$15,00 (meia-entrada) à venda na bilheteria ou pelo site bb.com.br/cultura. Clientes Banco do Brasil têm direito a 50% de desconto no pagamento com cartão Ourocard.
VESTIDO DE NOIVA
Teatro II
Até 05 de novembro de 2023 – quarta a sábado às 19h e domingos às 18h
A peça conta a triste história de Alaíde que, após ser atropelada por um carro em alta velocidade, entra em estado de choque. Oscilando entre a vida e a morte, mesclando realidade, memória e alucinação, Alaíde busca reconstruir sua própria história com a ajuda da enigmática Madame Clessi.
Mantendo a dramaturgia original da peça escrita na década de 40 por Nelson Rodrigues, a montagem do Grupo Oficcina Multimédia incorpora soluções cênicas que colocam em diálogo simultâneo o teatro, o vídeo e o movimento coreográfico de cenário e objetos.
No sábado (4) ainda vai ocorrer um bate-papo após a apresentação com a professora titular aposentada da Escola de Belas Artes da UFRJ, Angela Leite Lopes, chamado “Vestido de noiva hoje e … sempre.”
Duração: 90 minutos
Texto: Nelson Rodrigues (1943); Direção, concepção cenográfica e figurino: Ione de Medeiros.
Classificação indicativa: 14 anos
AZIRA’I
Teatro I
Até 05 de novembro de 2023 – Quinta a sábado às 19h e domingos às 18h
"Azira'i" é um espetáculo sobre a relação entre uma filha e sua mãe. Com a dramaturgia construída a partir das memórias da atriz Zahy Tentehar, este solo autobiográfico resgata a sua vivência com a mãe, Azira'i Guajajara, a primeira mulher pajé da reserva indígena de Cana Brava, no Maranhão, onde ambas nasceram. Zahy alterna cenas em português e também em Z'eng eté, sua língua de origem, trazendo também para o centro da cena o debate sobre os processos de aculturamento aos quais foi submetida.
Dramaturgia: Zahy Tentehar e Eduardo Rios; Direção: Denise Stutz e Eduardo Rios; Direção de arte: Batman Zavarese.
Duração: 90 minutos
Classificação indicativa: 12 anos
MAHATMA ANDY E A BATATA FILOSOFAL
Teatro III
01 a 30 de novembro – quartas e quintas às 19h
Mocumentário. A ONU, através do Departamento dos Grandes Erros Históricos, numa tentativa de corrigir ou minimizar alguns equívocos do passado, concede ao comediante brasileiro um título de honra e a alcunha de Mahatma (Grande Alma). Mas com grandes poderes vêm grandes responsabilidades. Para se tornar digno e merecedor de tamanha nobreza, o ator e neurocientista Andy Gercker precisa desvendar o erro histórico que o impede de encontrar a sua tranquilidade interior e conquistar Sans Souci, que significa Sem Preocupação.
Texto, direção e atuação: Andy Gercker. Participação em off: Leandro Hassum, Wagner Trindade e Zênite.
Duração: 70 minutos
Classificação: 14 anos
CINEMA- Entrada gratuita.
MOSTRA ALEMÃ DE CINEMA – ELAS DIRIGEM!
Cinema I
De 25 de outubro a 06 de novembro de 2023
A mostra “Elas Dirigem” apresenta ao público brasileiro um recorte da diversidade cultural alemã, expressa em 13 obras produzidas por cineastas germânicas, a fim de dar visibilidade ao cinema feminino produzido nos últimos anos no país. Serão exibidos filmes que revelam um panorama contemporâneo da produção do país, com muitas obras sequer lançadas no Brasil, fortalecendo o protagonismo de diretoras mulheres e proporcionando ao público o acesso a um recorte dessa filmografia ainda pouco disseminada entre os espectadores brasileiros.
Confira a classificação indicativa dos filmes e a programação completa aqui.