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Niterói é uma das cidades que recebeu o piloto do atendimento presencial do GOV.BR. No país, a medida já apoiou mais de 15 mil cidadãos em três meses de trabalho.
O objetivo do programa do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) é ampliar a inclusão de pessoas na transformação digital promovida pelo GOV.BR em todo o Brasil. Até o momento, além da Cidade Sorriso, o programa já está disponível em todas as Unidades UAI de Minas Gerais (MG) e nas cidades de Lages (SC) e Teresina (PI).
Em Niterói, os atendimentos acontecem na Plataforma Urbana Digital da Engenhoca, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e sábado, das 9h30 às 12h30.
A iniciativa oferece apoio ao cidadão, para acessar com segurança os mais de 4200 serviços digitais que utilizam a conta GOV.BR, além de resolver eventuais dificuldades com a conta. O Balcão GOV.BR também disponibiliza acesso à internet gratuito para facilitar o uso de serviços digitais. Entre os cidadãos atendidos, 95% tiveram seus problemas resolvidos e 51% dos atendidos já estão desenvolvendo habilidades e autonomia digital após o apoio.
O atendimento presencial do GOV.BR será uma das iniciativas para fomentar a implantação da Estratégia Nacional de Governo Digital, que será lançada nos próximos dias. Essa futura norma será um conjunto de recomendações e orientações para que o governo federal, os estados e os municípios construam suas próprias Estratégias de Governo Digital, buscando a ampliação e a simplificação do acesso a serviços públicos.
Os demais estados e municípios poderão aderir à iniciativa a partir de agosto, após o fim do programa piloto.