Assinante
Entrar
Cadastre-se
Copacabana, bairro símbolo do Rio, vive uma grave crise na segurança pública.
Por exemplo, no último fim de semana, vídeos de roubos praticados em grupos organizados nas ruas do bairro viralizaram. Um caso estarrecedor foi o do empresário Marcelo Rubim Benchimol, que ao tentar defender uma mulher de ser roubada, levou um soco no rosto, caiu desacordado, e ainda teve pertences roubados.
Câmeras de segurança da empresa de segurança Gabriel, mostram o momento que um grupo de dezenas de jovens deixa a praia do Arpoador, e vão assaltando pela Rua Francisco Otaviano.
Antes de assaltar o idoso, o grupo organizado rouba e agride duas jovens que estavam entre a Francisco Otaviano e a Avenida Francisco Bhering.
Adiante, outra mulher sofreu tentativa de roubo. Um jovem tenta puxar o relógio do pulso dela, mas não consegue, e só vai embora após ser puxado pelo braço por um comparsa. Outros roubos aconteceram numa lanchonete na Rua Francisco Otaviano.
Uma das mulheres que aparece fugindo nas imagens é Natália Silva. Em entrevista à TV Globo, ela relatou os momentos de aflição.
"Eu tinha acabado de sair de uma loja e, alguns passos adiante, vi um rapaz suspeito e ele passou por mim. A partir daí, tentei atravessar a rua, comecei a andar em diagonal e o bando foi se aproximando. E eu não estava conseguindo (fugir). Comecei a gritar, e a mandar eles saírem. Foi muito rápido, muito desesperador, nunca senti um medo tão grande em toda a minha vida", contou Natália.
O empresário agredido contou como foi a ação que terminou com ele desacordado.
"Vi a uns 10 metros uma moça sendo atacada. Eu pensei: 'ou eu fujo, ou eu ajudo ela'. Optei por ajudar. E aí começou a pancadaria, até me desvencilhei, mas depois, por último, veio um rapaz e me deu um soco por trás. Eu estava de óculos, e os óculos enterraram no meu olho, e desmaiei. Só fui acordar na UPA, graças a dois bons policiais que me ajudaram.
Dados da empresa Gabriel mostram que nos últimos 90 dias, Copacabana teve 109 relatos de ocorrência para sua central de atendimento. A região com mais avisos é a próxima ao Posto 6.