Assinante
Neste sábado (30), o Estádio Moça Bonita, em Bangu, será palco da grande final da Taça das Favelas Rio 2025, considerada o maior torneio de futebol de favela do mundo. A decisão feminina terá pela primeira vez uma equipe de São Gonçalo, representando a comunidade do Arrastão, que, na verdade, é formada pelo tradicional Instituto Karanba, referência na cidade por seu trabalho social e esportivo.
A equipe gonçalense encara a Seleção de Três Campos, também finalista pela primeira vez. O duelo será transmitido ao vivo pela TV Globo, a partir das 14h. Já na disputa masculina, Taquaral e Gogó de Guadalupe decidem o título logo em seguida.
O Arrastão chegou à decisão após superar a Vila Brasil nas semifinais, nos pênaltis, por 3 a 2, depois do empate sem gols no tempo regulamentar. A classificação reforçou a tradição esportiva de uma comunidade inteira que acompanha o projeto Karanba, fundado há quase 20 anos pelo ex-jogador norueguês Tommy Nilsen.
Com sede no bairro Arrastão, o Instituto é reconhecido pelo trabalho que alia futebol, educação e inclusão social. Além das conquistas locais, o Karanba também tem tradição internacional: no próximo ano, participará novamente da Norway Cup, na Noruega, um dos maiores torneios de base do mundo.
Para o time, chegar à final da Taça das Favelas é mais uma prova da força de um projeto que vai além das quatro linhas. “Entramos em campo representando não só um time, mas um povo, uma cidade inteira que acredita na transformação através do esporte”, destacou a equipe em publicação nas redes sociais.
Já na decisão masculina, a expectativa também é de um duelo equilibrado. O Gogó de Guadalupe se credenciou à final ao vencer o Acari/Amarelinho nos pênaltis por 3 a 2. O adversário será o Taquaral, que eliminou o Jardim Nóia por 1 a 0, com um golaço do camisa 10 Fideles, evitando a disputa nas penalidades.