Imagem Principal
Imagem
Após série de protestos, base da Enel em Niterói será reativada
Concessionária anuncia medidas após reunião com a Prefeitura de Niterói
Após série de protestos, base da Enel em Niterói será reativada
Foto do autor Pedro Menezes Pedro Menezes
Por: Pedro Menezes Data da Publicação: 24 de janeiro de 2025FacebookTwitterInstagram
A declaração ocorre em meio à pressão de moradores que enfrentam apagões frequentes. Foto: Reproduçã

A cidade de Niterói enfrenta um momento de tensão em relação ao fornecimento de energia elétrica, com protestos em bairros como Itaipu, Jurujuba e Cantagalo, Largo da Batalha e Engenho do Mato, devido a apagões persistentes.

Em meio às críticas, o novo diretor-presidente da Enel no Estado do Rio, Francesco Moliterni, reuniu-se com o prefeito Rodrigo Neves para apresentar um plano de melhorias, que inclui a reativação de uma base operacional no Centro da cidade ainda neste semestre.

Durante o encontro, realizado na quinta-feira (23), Moliterni anunciou que uma equipe da concessionária será alocada no Centro de Comando da Defesa Civil de Niterói a partir desta sexta-feira (24) para atender emergências de forma mais ágil. Além disso, até março, a Enel promete inaugurar uma base operacional com técnicos especializados no Centro, buscando restabelecer a presença operacional que havia sido retirada da cidade em 2021.

O prefeito Rodrigo Neves destacou a importância das medidas, apesar de reafirmar que o serviço da concessionária é regulado pela União e pelo Governo do Estado.

Protestos em Niterói por conta da falta de luz. Foto: Reprodução

A declaração ocorre em meio à pressão de moradores que enfrentam apagões frequentes e prolongados. Em Jurujuba, moradores estiveram sem energia elétrica por mais de 48 horas, com apagões iniciando desde a última segunda-feira (20), com relatos de postes em chamas e baixa intensidade de energia em algumas residências.

Na quarta-feira (22), protestos com fogo bloquearam principais vias de diversos bairros de Niterói, como a Estrada Francisco da Cruz Nunes, em Itaipu, gerando congestionamentos e obrigando a intervenção de bombeiros e agentes de trânsito, e no Cantagalo, onde a principal estrada do bairro foi bloqueada com caçambas de lixo.

Antiga sede da Enel em Niterói, que foi transferida em 2021. Foto: Reprodução

A Enel informou que equipes foram enviadas para reparar os danos em Jurujuba e normalizar o serviço em Itaipu, ressaltando que ligações clandestinas na região têm agravado os problemas na rede elétrica.

Relacionadas