Imagem Principal
Imagem
Após chuvas, 150 mil pessoas ficam sem luz em São Gonçalo
Cidade amanhece repleta de estragos
Após chuvas, 150 mil pessoas ficam sem luz em São Gonçalo
Foto do autor Pedro Menezes Pedro Menezes
Por: Pedro Menezes Data da Publicação: 19 de novembro de 2023FacebookTwitterInstagram
Árvore caída no Porto Velho. Foto: Pedro Menezes

Uma chuva com intensas rajadas de vento, muitos raios e trovoadas atingiu o Leste Fluminense na noite do último sábado (19).

Assim que o temporal atingiu a cidade de São Gonçalo, vídeos de alagamentos começaram a surgir nas redes sociais.

O Supermercado Guanabara, no bairro do Mutondo, teve sua fachada completamente danificada por conta da ventania.

Fachada do Guanabara destruída/Reprodução

Enchentes atingiram bairros como Gradim e Vila Lage. Um grande engarrafamento se formou no bairro de Neves em plena noite de sábado.

E na manhã seguinte…

Árvore imensa cai no Porto Velho. Foto Pedro Menezes

A reportagem de A TRIBUNA esteve em alguns bairros da cidade nesta manhã de domingo (19) e constatou estragos visíveis em vários locais.

Posto de Gasolina também foi afetado. Foto: Pedro Menezes

Na Rua Dr. Alberto Torres, que corta o 4º distrito do município, é possível verificar sinais desligados, lama, árvores e galhos caídos e moradores limpando suas casas e quintais.

Árvores caídas em todos os cantos. Foto: Pedro Menezes

No bairro do Porto Velho uma imensa árvore tombou por cima de fios, e tapando até a entrada de uma casa.

Estacionamento do Carrefour de Neves. Foto: Pedro Menezes

Sem luz

Mesmo com o clima aparentemente estabilizado, muitos bairros como Neves, Covanca, Paiva, Porto Novo, Porto Velho, Paraíso e Porto da Madama seguem sem luz na manhã de domingo (19).

Carrefour funcionando com geradores. Outras lojas sem luz. Foto: Pedro Menezes

Segundo informe da Enel, cerca de 150 mil clientes ficaram sem luz na noite do último sabado. Não há informações precisas sobre todos os locais ainda sem luz nesse momento.

Uma moradora do Porto Velho, disse à reportagem que o prazo que a Enel ofereceu aos moradores do bairro é de dois dias.

Morador limpa calçada na manhã de domingo. Foto: Pedro Menezes

Jefferson, morador do Gradim, contou que viu um transformador explodir em sua frente, no bairro do Camarão.

"Eu tava fazendo exercício quando começou a chover. Fui me abrigar numa padaria para esperar a chuva diminuir. Aí o transformador da praça (Praça da Mangueira) explodiu na nossa frente. Ficamos bem assustados", contou.

Enel se manifesta

A Enel Distribuição Rio informou que a tempestade, com chuva, rajadas de vento e descargas atmosféricas, registrada durante o início da noite de hoje (18) nas regiões Serrana, de Magé, Niterói e São Gonçalo causaram danos severos à rede elétrica, interrompendo o fornecimento de energia de parte dos clientes destas localidades.

Dando sequência ao plano verão preparado para este período crítico, foi acionado imediatamente um reforço no número de equipes em campo para agilizar o atendimento às emergências. Em situações de contingência, devido ao alto volume de chamadas no call center, a empresa orienta que os clientes utilizem os canais digitais para agilizar o atendimento. A empresa reforçou a estrutura em todos os canais de comunicação direta para ingresso das solicitações. O cliente pode registrar falta de energia pelo WhatsApp, enviando uma mensagem para (21 99601-9608). Além do WhatsApp, a companhia orienta que que as solicitações de falta de luz sejam feitas pelo App Enel Rio ou site www.enel.com.br

Relacionadas