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Nos últimos dias, A Tribuna recebeu reclamações de trabalhadores, apontando falhas no aplicativo Meu INSS e no telefone 135.
Os relatos mais frequentes são que o aplicativo está fora do ar; que as opções do telefone não completam; que demandas simples, que durariam cinco dias, estão com previsão de 30; e que, na hora de reclamar, pelo telefone, é informado que a opção 4, de Reclamações, está inoperante.
A reportagem entrou em contato com o INSS, nesta sexta-feira (2), para saber se havia algum problema no sistema e quando o funcionamento seria normalizado.
O Instituto Nacional do Seguro Social respondeu através da seguinte nota:
“Na semana passada, o site Gov.br entrou em manutenção e isso afetou o funcionamento do Meu INSS, que apresentou instabilidade, mas não ficou fora do ar.
Desde que o Gov.br estabilizou, não tivemos mais relatos. Pode haver instabilidades pontuais, mas não se trata de quedas de sistemas.
O INSS esclarece ainda que o Meu INSS, plataforma digital para requerimento de benefícios e serviços, passa por um monitoramento constante conduzido pelas equipes da Dataprev, empresa responsável pelo desenvolvimento e manutenção da solução.
Quando identificadas situações que possam impactar a utilização do Meu INSS, são imediatamente acionadas ações para restabelecer sua operação.
As interrupções prolongadas de sistemas, superiores a 3 horas, mesmo que não afetem todos os serviços, são divulgadas no endereço https://www.gov.br/inss/pt-br/acesso-a-informacao/avisos-sobre-sistemas-1
Ressaltamos, adicionalmente, que os cidadãos têm a opção de solicitar aposentadoria por meio do telefone 135, sendo o Meu INSS mais um canal de atendimento disponível ao cidadão.
Estamos comprometidos em aprimorar continuamente a experiência dos usuários, garantindo a eficiência e disponibilidade do Meu INSS”.