Imagem Principal
Imagem
Apagão em Niterói, SG e Maricá afeta abastecimento de água
Além da falta de energia elétrica, a falha na subestação da Enel gerou transtornos e paralisou comércios, unidades escolares e de saúde
Apagão em Niterói, SG e Maricá afeta abastecimento de água
Foto do autor Gabriel Ferreira Gabriel Ferreira
Por: Gabriel Ferreira Data da Publicação: 12 de novembro de 2024FacebookTwitterInstagram
ETA Imunana-Laranjal - Foto: Divulgação/ Cedae

Uma falha na subestação da Enel em Alcântara, São Gonçalo, causou uma queda de energia generalizada na tarde desta terça-feira (12), afetando diversos bairros de Niterói, São Gonçalo e Maricá. 

O incidente paralisou a Estação de Tratamento de Água (ETA) Laranjal, prejudicando o abastecimento em áreas atendidas pelo Sistema Imunana-Laranjal. Além disso, unidades de saúde foram forçadas a suspender atendimentos, enquanto o trânsito nas regiões afetadas enfrentou dificuldades.

Subestação da Enel no Alcântara, em São Gonçalo

As concessionárias Águas do Rio e Águas de Niterói foram notificadas e seguem monitorando a situação para minimizar os impactos. Técnicos da Cedae e da Enel trabalham em conjunto para restabelecer o fornecimento de energia e normalizar o abastecimento de água.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, criticou a recorrência dos problemas e cobrou uma solução imediata da Enel.

“Conversei com o diretor de Operações da Enel sobre os vários casos de falta de luz em Niterói. Estamos cobrando a regularização imediata do fornecimento de energia em toda a cidade. É inaceitável que essas falhas continuem acontecendo”, ressaltou.

Escolas, unidades de saúde, comércios e semafóros sem funcionar

Hospital Universitário Antônio Pedro sem energia elétrica

Devido à interrupção, o Hospital Estadual Azevedo Lima (HEAL) e a UPA Niterói, no Fonseca, operaram com geradores até a normalização da energia. Outras unidades de saúde como o Complexo Hospitalar de Niterói (CHN) e o Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap) também foram afetados.

Enquanto as Policlínicas Regionais, Unidades Básicas de Saúde e os Módulos do Médico de Família estão enfrentando dificuldades no sistema, mas continuam atendendo os pacientes.

A Escola Municipal Paulo Freire, no Fonseca, liberou os alunos. A Escola Municipal Alberto Francisco Torres, no Centro, suspendeu as aulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que aconteceriam à noite. As aulas não foram interrompidas nas outras unidades.

Além disso, boa parte dos comércios também foram atingidos. A falta de energia comprometeu o funcionamento de semáforos, que operaram de forma intermitente em várias áreas da cidade. Equipes foram mobilizadas para orientar o trânsito e garantir a segurança dos motoristas e pedestres. 

A orientação é que os motoristas reduzam a velocidade e redobrem a atenção nas vias afetadas.

O que diz a Enel?

Em nota, a Enel informou que normalizou o fornecimento de energia para 73% dos clientes que tiveram o fornecimento afetado na tarde de hoje (12) após uma ocorrência com origem na subestação Alcântara. 

"Uma falha em um equipamento da subestação causou impacto no serviço para parte dos clientes das cidades de Niterói, São Gonçalo e Maricá. Técnicos da distribuidora seguem realizando manobras remotas na rede elétrica para normalizar gradualmente o serviço. Como a intercorrência gerou um curto-circuito e a liberação de fumaça na subestação, técnicos da distribuidora precisaram aguardar a liberação do Corpo de Bombeiros para acessar o local. O acesso já foi liberado e as equipes começaram a atuar nos reparos necessários. A empresa está apurando as causas do ocorrido", completou.

*Colaborou Luan Sanchez

Relacionadas