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A cidade de Niterói recebeu na tarde desta terça-feira (17), a primeira rodada das reuniões participativas, promovidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a concessionária Ecoponte, empresa responsável por administrar a Ponte Rio-Niterói.
O encontro ocorreu na unidade do Sesc em Niterói, no Centro, e contou com a presença de técnicos especialistas e a população em geral.
Lá, eles puderam debater sobre as possíveis atualizações contratuais, além de realizar levantamentos de necessidade da rodovia.
De acordo com a ANTT, a iniciativa está alinhada à Resolução nº 6.032, que determina a revisão e atualização de concessões rodoviárias como parte do ciclo de gestão econômico-financeira dos contratos de concessão sob a responsabilidade da agência reguladora.
Entre os temas que nortearam a audiência pública, estiveram:
⦁ Adequações de segurança viária: instalação de grades de proteção, alambrados e barreiras de concreto para evitar suicídios e minimizar os impactos de acidentes;
⦁ Infraestrutura adicional: obras de adequação de pontos de ônibus e faixas adicionais em trechos críticos da rodovia;
⦁ Monitoramento e tecnologia: implementação de um sistema de monitoramento em tempo real e a possível adoção do sistema free flow, que permite a cobrança eletrônica de pedágio sem a necessidade de paradas;
⦁ Ajustes tarifários: estudo para concessão de desconto na tarifa para os usuários que utilizam a pista automática (AVI);
⦁ Conectividade: propostas para garantir sinal de telefonia ao longo de toda a extensão da rodovia.
Em seguida, foi a vez da Ecoponte, por meio do seu diretor, Julio Amorim, apresentar um levantamento de necessidades, com o objetivo de promover a melhoria da mobilidade na Ponte Rio-Niterói. Entre as medidas estão:
⦁ A instalação do Sistema Free-Flow, considerando possibilidades como bidirecionalidade e tarifa dinâmica;
⦁ A ampliação do garrafão na Praça do Pedágio e a implantação de cabine exclusiva para motos;
⦁ Concessão de Desconto Básico de Tarifas (DBT) para os usuários de pista automática;
⦁ Implementação de faixa adicional da rampa de subida da Avenida do Contorno até a Ilha de Mocanguê (Sentido Rio);
⦁ Implantação de HS-WIM, que é um estudo de viabilidade técnica, financeira e contratual;
⦁ Faixa adicional para motos em ambos os sentidos como estudo de viabilidade;
⦁ Monitoramento em tempo real para a coleta de dados.
Por fim, temas como a implantação de banheiros na chegada e saída da Ponte e a adequação de acessos e saídas para a Avenida Portuária foram algumas das melhorias propostas por populares.
Apesar das participações presenciais, que seguem nesta quarta-feira (18), às 14h, no Sesc Copacabana. A população também enviar suas contribuições até o dia 30 de setembro, às 18h, através do e-mail: [email protected].