Imagem Principal
Imagem
Angra dos Reis recebe Mamógrafo Móvel
A iniciativa prevê mutirão de mamografia e ultrassonografia ao longo desta semana
Angra dos Reis recebe Mamógrafo Móvel
Foto do autor Redação Redação
Por: Redação Data da Publicação: 31 de julho de 2024FacebookTwitterInstagram
Foto: Divulgação/ SES-RJ

Desde a última segunda-feira (29), o mamógrafo móvel da Secretaria de Estado de Saúde está em Angra dos Reis, oferecendo exames gratuitos para a população. A iniciativa, que está estacionada no Cais de Santa Luzia, ficará na cidade até o próximo sábado (3), com funcionamento das 8h às 17h.

Ao todo, serão ofertados 690 exames gratuitos, sendo 480 de mamografia e 210 de ultrassonografia. O agendamento será feito de acordo com a regulação municipal, respeitando a fila de espera em Angra. 

Todo o contato com as pacientes será feito pela Secretaria de Saúde de Angra dos Reis. Para os atendimentos, as pacientes deverão levar a xerox do RG, cartão do SUS e comprovante de residência.

“A saúde da mulher é uma das nossas prioridades. Por isso, estamos cada vez mais levando o mamógrafo móvel a maior quantidade possível de municípios com o objetivo de facilitar o acesso ao exame de mamografia, fundamental para o diagnóstico precoce do câncer de mama”, destacou a secretária de estado de Saúde, Claudia Mello.

Até o momento, neste ano, foram realizados 9.461 exames no Mamógrafo Móvel da SES-RJ. Desses, 5.573 de mamografia e 3.899 de ultrassonografia. Ao todo, 10 municípios do estado de cinco regiões diferentes (Metropolitana 1, Médio Paraíba, Norte Fluminense, Serrana e Centro-Sul Fluminense) receberam a unidade e quatro bairros do Rio de Janeiro (Centro, Jacaré, Madureira e Sulacap). 

Em 2023, foram realizados em todo ano pela unidade itinerante 22.290 exames, sendo 13.472 de mamografia e 8.818 de ultrassonografia. 

Ao todo, 23 municípios fluminenses de sete regiões diferentes do estado (Baixada Litorânea, Centro-Sul Fluminense, Médio Paraíba, Metropolitana 1 e 2, Norte e Noroeste) receberam a unidade itinerante, além de sete bairros do Rio de Janeiro (Bangu, Centro, Complexo do Alemão, Gardênia Azul, Ilha do Governador, Manguinhos e Quintino).

Relacionadas