Imagem Principal
Imagem
Ainda em alerta, Niterói retira 30 toneladas de resíduos das ruas
Mais de 800 funcionários atuam neste sábado na limpeza, desobstrução de ralos e retirada de lama, por toda a cidade
Ainda em alerta, Niterói retira 30 toneladas de resíduos das ruas
Foto do autor Redação Redação
Por: Redação Data da Publicação: 13 de janeiro de 2024FacebookTwitterInstagram
Fotos: Divulgação/PrefDeNiterói

A Defesa Civil de Niterói informa que a cidade permanece, neste sábado (13), em estágio de alerta, iniciado às 18h20 de ontem, devido à previsão de chuva fraca a moderada, nas próximas horas.

No começo da noite de sexta-feira, houve registro de chuva forte a muito forte na cidade – em uma hora, o acumulado correspondeu a aproximadamente 40% da média climatológica para o mês de janeiro. Neste sábado, cerca de 800 agentes da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), com ajuda de equipamentos, atuam na limpeza de pontos da cidade onde houve registro de transtornos provocados pelo temporal. Desde a chuva, foram retiradas 30 toneladas de resíduos, principalmente lama e galhos de árvores, de todos os bairros do município.

Três equipes da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), incluindo uma especializada em poda, também estão nas ruas. Os trabalhos envolvem retirada de galhos e árvores e desobstrução de bueiros. No momento, eles atuam no Horto do Fonseca, que está fechado ao público neste sábado, e no Campo de São Bento.

Emergência

Em caso de emergência, a população deve ligar para o 199 ou 2620-0199.

Na noite de sexta-feira, uma força-tarefa de órgãos da prefeitura ajudou a mitigar os efeitos das chuvas. Operadores da NitTrans espalhados pela cidade orientaram motoristas e equipes da Seconser e da Clin foram para as ruas executar serviços emergenciais de retirada de galhos e de limpeza de ruas, ralos e caixas de passagem. Os funcionários passaram a madrugada recolhendo resíduos.

O volume de chuva levou a prefeitura a acionar na sexta-feira sirenes no Pé Pequeno e no Boa Vista, locais sem registro de feridos. Nestas áreas, o acumulado máximo em uma hora foi de 57,8 mm e 60,4 mm, respectivamente.  

A Defesa Civil atuou em cinco ocorrências relacionadas a deslizamentos, também sem feridos.

Houve registro de bolsões d'água na Ponta d' Areia, no Centro, na Alameda São Boaventura, no Ponto Cem Réis, em Icaraí e em Santa Rosa. Apesar da forte chuva, o escoamento da água ocorreu de forma rápida.

Informação

A Defesa Civil pede que a população acompanhe os canais de comunicação da Prefeitura de Niterói. O Município conta com plantão 24h de monitoramento meteorológico, com envio detalhado de informações sobre a previsão do tempo e de avisos através do aplicativo Alerta DCNIT, SMS (40199) e grupos no WhatsApp. O X, antigo Twitter, está sendo atualizado com boletins das chuvas.

Previsão

De acordo com o Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil, um sistema de baixa pressão no oceano manterá o tempo instável em Niterói. Desta forma, haverá céu nublado com temperaturas em declínio e previsão de pancadas de chuva de intensidade moderada a forte a qualquer momento, principalmente na manhã/tarde de sábado (13) quando há condições atmosféricas para ocorrência de raios e rajadas de vento moderada/forte. No domingo (14), o céu ficará nublado em Niterói, com chuva fraca a moderada isolada nos períodos da madrugada e da tarde. As temperaturas estarão estáveis e os ventos serão fracos a moderados. Na segunda-feira (15), um sistema de alta pressão influenciará o tempo em Niterói. Assim, a previsão é de céu parcialmente nublado e sem chuva. As temperaturas apresentarão elevação e os ventos terão intensidade fraca a moderada.

Prevenção

A Defesa Civil orienta que, em caso de estágio de Atenção, Alerta ou Alerta Máximo, a população evite transitar em áreas alagadas e próximas a córregos, canais e rios sujeitos a transbordamentos. Além disso:

- Os moradores de áreas de risco devem ficar atentos para indícios de ameaças de deslizamentos e preparados para se deslocarem para locais seguros.

- As pessoas que estiverem em locais seguros devem permanecer nestes locais até o aviso de chuva intensa cessar.

- Em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, evite ficar próximo a árvores, redes de distribuição de energia elétrica, toldos, tapumes ou em áreas descampadas.

- Caso a sirene de sua localidade seja acionada, siga imediatamente para os pontos de apoio, residências de familiares ou amigos localizados em locais seguros.

Clique aqui e receba mais notícias da sua cidade no Whatsapp. 
 

Relacionadas