Assinante
A Prefeitura de São Gonçalo realizou 1.777 abordagens a motocicletas durante o mês de agosto, dentro da Operação Tolerância Zero, voltada ao combate à poluição sonora provocada por escapamentos adulterados ou veículos sem placa. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Transportes e acontece em diferentes pontos da cidade desde abril.
Segundo dados da secretaria, as fiscalizações resultaram em 158 autos de infração e na remoção de 46 veículos para o Pátio Municipal. As remoções ocorreram em casos de motos sem placa, reprovadas no teste de ruído com decibelímetro ou quando os condutores tentaram fugir da abordagem.
As operações são realizadas em dias e horários variados, com apoio do programa Segurança Presente, do 7º Batalhão da Polícia Militar e da Guarda Municipal. Em agosto, as ações se concentraram em bairros como Porto da Pedra, Alcântara, Galo Branco, Boa Vista, Neves, Centro, Gradim, Zé Garoto e Covanca.
De acordo com a Prefeitura, a utilização do decibelímetro garante a aferição do nível de ruído dos escapamentos, permitindo identificar irregularidades em relação aos limites previstos em lei.
O secretário de Meio Ambiente e Transportes, Fabio Lemos, afirmou que a quantidade de remoções vem caindo desde o início da operação, o que, segundo ele, demonstra resultados no combate às irregularidades.