Imagem Principal
Imagem
Aberta a 60°edição dos Jogos Escolares de Niterói
Evento que marcou o início aconteceu na Concha Acústica e reuniu 2.080 alunos das redes pública e privada
Aberta a 60°edição dos Jogos Escolares de Niterói
Foto do autor Leonardo Brito Leonardo Brito
Por: Leonardo Brito Data da Publicação: 16 de maio de 2025FacebookTwitterInstagram
Crédito: Leonardo Brito


Foi dada a largada para a 60°edição dos Jogos Escolares de Niterói (JEN). O evento oficial de abertura aconteceu na Concha Acústica, em São Domingos,  e reuniu cerca de 2.080 alunos, em 104 escolas das redes pública e particular da cidade. O JEN é a maior competição esportiva estudantil do país. A abertura oficial deste ano foi realizada nesta sexta-feira (16) na tradicional Concha Acústica, em São Domingos. Os jogos começam no dia 2 de junho, ainda sem calendário definido.

Por volta das 15h já havia um movimento de alunos e foi lotando aos poucos. Com cantos e gritos de guerra, os jovens mostraram muita animação e disposição para participar das festividades. Quem abriu a cerimônia foi a banda Bicho Solto, símbolo da cultura jovem da cidade, que cantou seus grandes sucessos. Estavam presentes os secretários de esportes, Luiz Carlos Gallo e o de educação, Bira Marques.

 

 


“Nós, em parceria com a Secretaria de Educação, estamos resgatando a essência do esporte escolar que estava há muito tempo esquecido. Hoje nós temos 28 modalidades, 5 faixas etárias para os jogos, o que antigamente não conseguiam. Hoje você vê um jovem de 14 a 18 incluído, participando e vivendo os Jogos Escolares. Isso não preço, ainda mais agora com a possibilidade do Pan vir pra cá, a chance de formarmos novos atletas, o que é muito importante para Niterói, para o esporte aqui crescer cada vez mais. “ afirmou Luiz Carlos Gallo.

Sobre a questão do calendário, Gallo afirmou que vai se reunir com os representantes das escolas para uma definição. O certo é que os jogos começam dia 2.

“Depois da abertura vamos fazer uma reunião com os responsáveis pelas escolas, e aí vamos determinar o calendário, as quadras, organizar e aí já sai a tabela. Podemos começar com as modalidades do Sub-8 e depois ir pro Sub-10 e assim sucessivamente. Este recorde de inscrições mostra que a cidade acredita na força transformadora da educação esportiva. O JEN não é só competição. É um legado de vida para crianças e adolescentes, ao mesmo tempo que Niterói se revela como um verdadeiro celeiro de craques. Seremos também muito críticos com a questão do racismo, sexismo e homofobia. Somos contra qualquer tipo de preconceito, discriminação e assédio. “ ressaltou o secretário de Esporte e Lazer de Niterói, Luiz Carlos Gallo.

 

Luiz Carlos Gallo / Crédito: Leonardo Brito A TRIBUNA 


O secretário de educação Bira Marques também contou a expectativa para os jogos e ressaltou o legado que pode ficar para a cidade.

“Quero dizer que nós estamos lutando para garantir a presença dos nossos estudantes da rede e estruturamos um programa para formação desses jovens, entendendo a escola como cotidiano, para o aprendizado e treinamento para esses jovens. Temos um centro de treinamento no Barreto onde os alunos da rede podem treinar e onde vão jogar. E também estou muito feliz em receber os alunos da rede privada de ensino porque é importante dizer que os jogos são da cidade.”, concluiu o secretário.

Logo após o show da banda Bicho Solto, houve um breve discurso das autoridades presentes e começou o desfile das 104 escolas. Depois, o jogador de futebol niteroiense Bruno Gallo leu o juramento e por fim, Luiz Felipe dos Reis acendeu a tocha olímpica dos jogos. O secretário Luiz Carlos Gallo deu a declaração de abertura dos jogos. O evento encerrou às 18h. Além das competições esportivas, que se estenderão ao longo dos próximos meses, o JEN 2025 também promove uma série de atividades de integração, oficinas e ações voltadas à promoção da saúde e do bem-estar dos estudantes.

Relacionadas