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A função básica das Prefeituras é a coordenação e planejamento para todos os setores incumbidos de manter o equilíbrio e o desenvolvimento dos Municípios operando com eficiência e se articulando com os vários segmentos da sociedade.
Tal objetivo impõe como regra primeira a unidade operacional das equipes dirigentes. Elas não podem trabalhar isoladamente porque as questões públicas têm muitos envolvimentos. E esta multiplicidade não pode facilitar o comodismo de quantos consideram que "tal problema não é de
minha alçada, é de outro ou outros órgãos".
A equipe precisa ter metas para agir e está sujeita ao controle das autoridades superiores, que atuam como os técnicos do futebol, aprimorando valores e despertando o sentimento de equipe para o objetivo comum.
Tanto o Poder Legislativo quanto os meios de comunicação muito podem contribuir o bom desempenho da máquina e cobrança da atividade dos que são remunerados para atuarem a serviço da cidade e do cidadão.
O Legislativo é o poder fiscal e regulador de normas e a imprensa, sempre atenta aos reclamos dos cidadãos, tem o conhecimento completo da situação da cidade e dos seus organismos dirigentes, cabendo-lhes a missão de apontar falhas e propor soluções ou formular críticas, agindo para colocar o barco no rumo certo.
O Prefeito é o mais habilitado para divisar condutas positivas e tem de estar capacitado e informado para cobrar a unidade de ação entre os diversos órgãos e empresas sob seu comando.