A última lista de candidatos
A última lista de candidatos
Foto do autor Jourdan Amóra Jourdan Amóra
Por: Jourdan Amóra Data da Publicação: 14 de Novembro de 2023FacebookTwitterInstagram

Na noite de quarta-feira, 13 de julho de 1966, o discreto Geremias Fontes apresentou a este A., o papel do Palácio do Governo com os cinco nomes escritos pelo Presidente Castelo Branco, a classe política deveria se manifestar para a tomada da decisão final.

Eram nomes pouco conhecidos, do grande público, razão da consulta que fizemos a outros jornalistas, cujos nomes citamos anteriormente. Alguns conheciam um ou dois dos arrolados e o importante era identificar os laços que poderiam unir os cinco a Paulo Torres ou a Raymundo Padilha, ou tendo qualquer outro impedimento.

Eis a "ficha" que a Etapa elaborou e transmitida a Geremias Fontes:

* Hermete Silva, miracemense, era ligado ao antigo deputado Prado Kelly (UDN) tendo sido Secretário de Justiça no governo do General Edmundo de Macedo Soares (1947/50), foi também deputado com pouco destaque.

*Arthur Sá Earp, renomado medico de Petrópolis, fundador e ex-Reitor da PUC. Irmão o ex-prefeito Nelson Sá Earp. Um dos seus sobrinhos trabalhou junto Vaticano. Era milionário e apegado às tradições.

* Mário Monteiro, também de Miracema, igualmente um dos mais respeitáveis médicos, tinha como irmão, o Promotor Silvio Duarte Monteiro, mais tarde nomeado para o TCE por Paulo Torres.

Era relacionando com os miracemenses General Odyllo Dennys e o ex-prefeito interno de Niterói, Altivo Linhares.

* General Marcos de Souza Vargas, vinha realizando boa administração no Instituto da Presidência dos Servidores do Estado, sendo considerado muito sereno e justo.

* César Guinle. Famoso milionário, foi presidente da UDN. Banqueiro, ia ser lançado à Prefeitura de Nova Friburgo. Também figurou, na lista Raymundo Padilha, como candidato a governador, tendo bom trânsito junto ao general Paulo Torres. 

Relacionadas