Assinante
Certamente que ao longo da milenar história de nossa Civilização tivemos períodos violentos aonde a razoabilidade pareceu ter "sumido" das mentes e dos corações de muitos homens ...
Nós humanos temos sempre que cultivar dentro de nós (Mente, Sentimentos e Espiritualmente) valores que sejam altruísticos, que objetivem nos transformar a cada dia que passa mais justos e equilibrados nas relações com o próximo e nas decisões de nossos julgamentos e ações.
O que ocorre é que muitas pessoas pela luta do dia a dia para sobrevivência acabam não oportunizando o espaço de tempo necessário para refletirem acerca das situações e informações que lhes chegam e assim acabam por tecer comentários e proclamar decisões equivocadas e por vezes perigosas pois causam danos ao coletivo ou a alguém em particular.
Os meios de comunicação devem possuir severo Código de Ética para que as informações que sejam publicizadas tenham critérios de veracidade e pertinência evitando que uma mentira ou mesmo uma sequência de mentiras venham a provocar contendas que não deveriam ocorrer mas que são instigadas por pessoas e/ou interesses dos mais diversos níveis.
Parece que estamos vivendo num período voltado à Violência pois muitos propalam que somente através da força e de ações truculentas que as questões podem ser resolvidas e assim acabam por relegar a necessária Cultura da Paz que, por outro lado, constrói entendimentos e convergências a favor do Bem Comum e num prisma maior da Vida!
Na História conforme acima citamos, os seres humanos foram os protagonistas de muito sofrimento que se geou de terríveis ações e pensamentos alicerçados na Intolerância e no Arbítrio aonde os Valores Maiores da Humanidade e da Espiritualidade foram postos de lado e passaram a ser " cultuados" todos aqueles "valores" que destroem e que causam dor, perdas e sofrimentos na maioria das vezes irreparáveis nos mais diversos sentidos da dignidade da Existência da Vida!
Como humanos não podemos nem devemos aceitar a "Cultura da Guerra, da Violência " e sim sermos os maiores arautos da CULTURA DA PAZ que se torna mister nesta Era de tanta truculência aonde os seres humanos parecem em muitos casos dissociados dos valores humanitários e abrem assim espaço para violências inaceitáveis....
Dentro deste prisma se torna mister a responsabilidade de todos e cada um dentro da Sociedade, porém, algumas categorias profissionais podem colaborar decisivamente para a Cultura da paz como os professores, os Jornalistas, as Autoridades Políticas e de Segurança, posto serem elementos muito presentes do diário da vida das pessoas e assim podem com exemplo de equilíbrio, resiliência fraternidade e Amor serem grandes promotores de um "Clima Geral" aonde estabeleçamos a melhor das sintonias para o Mundo frente a tantos descalabros e injustiças que vitimizam até mesmo matando e causando inenarráveis dores.
Professor Doutor Raymundo Nery Stelling Júnior (PhD in Science Education / USA; Master in Administration-Total Quality Management / USA) é Presidente-0Chanceler do IFEC - Instituto Interamericano de Fomento à Educação, Cultura e Ciência ( www.ifec.org.br ).