Assinante
Entrar
Cadastre-se
Vivemos em uma era de grandes contrastes e conflitos que acabam gerando consequências nefastas sobre o convívio coletivo de grande maioria dos seres humanos.
Se torna mister procurarmos promover uma " Cultura da tolerância e do Entendimento " aonde a palavra convergência se torne basilar nas relações e assim possamos definir seguros e fraternos parâmetros de convivência rumo ao caminhar da Humanidade através dos tempos presente e futuro.
Imenso são os desafios nestes sentidos com toda certeza posto que estamos promovendo uma cultura de alta intolerância, explícitos preconceitos e abusivas formas de poder e de relacionamentos nos mais diversos níveis da existência.
Sempre temos procurado pautar a importância inequívoca do entendimento entre as pessoas, as instituições, as nações, qual seja entre todos os "Agentes" que possam facilitar uma trilha de maior respeito e esperança para a Vida em nosso planeta Terra!
Muitas das vezes uma palavra mal colocada (mesmos em intenções outras) pode gerar todo um ramo de consequências que acabam gerando incompreensões e sofrimentos devido a todo um processo desgastante de falta de diálogo aonde o mérito das questões se esvai frente a importância do mérito de todos os assuntos que sejam tratados.
Precisamos, nós Humanos, nos "desarmarmos" de preconceitos de conceitos absurdos que nos separam, nos dividem, e dificultando de forma exponencial nossa capacidade de convivência plena e construtiva e assim gerando um novo clima de entendimento aonde todas as diferenças sejam superadas e aonde o somar de culturas e pensamentos voltados ao Bem Comum e ao respeito a Vida sob todas as suas formas bem como ao Ambiente natural se traduza na "Tônica Maior" em comum.
Temos ao longo de milênios traçado uma linha muito tênue das relações que existem em nossa Civilização e, por vezes, não temos conseguido com sucesso reescrevermos mutas dos fatos ocorridos para que em momentos seguintes ruídos excedentes deixem de existir e de interferir na nossa Capacidade Humana de Diálogo.
Muitos são os poderosos desafios que devemos enfrentar para que o modo de pensar e o modo de sentir humanos possam se pautar por uma "Nova Agenda" de comportamentos que se apresentem saudáveis para a convivência plena.
Devemos, no entanto, nos acautelar de forma efetiva frente a muitos fatos que de forma "equivocada" acabam sendo passados para que determinadas situações fiquem a se desenvolver num grande descompasso no que se refere a convivência comum ... portanto, cabe a cada um de nós e a todos sermos verdadeiros Arautos deste novo tempo e que possamos com nossa conduta sermos exemplos.
Professor Doutor Raymundo Nery Stelling Junior ( PhD in Science Education / USA , Master in Administration - Total Quality Management / USA ) é Presidente do IFEC - Instituto Interamericano de Fomento à Educação, Cultura e Ciência ( www.ifec.org.br ).