A face cruel da guerra na Palestina
A face cruel da guerra na Palestina
Foto do autor Painel Painel
Por: Painel Data da Publicação: 01 de Novembro de 2023FacebookTwitterInstagram
Foto: Reprodução

As cenas chocantes e desumanas da luta entre o Hamas e Israel precisam parar com a intervenção de todos os países devotados à valorização do ser humano e à defesa  do Planeta.

Não se trata mais de perguntar quem está ou não com a razão, porque o episódio não é uma competição esportiva, mas um campeonato de exaltação da maldade, bem na Terra  onde Jesus Cristo iniciou a sua peregrinação pela igualdade entre os seres humanos.

A medida mais drástica para o momento é um bloqueio às remessas de armas e de recursos para financiar o massacre. Afinal, os dois lados estão bloqueando o acesso de  civis a alimentos e ajuda humanitária, enquanto se noticia a remessa  de um pacote de "ajuda" de R$ 350 milhões para ampliar a matança e a destruição de lares, escolas, hospitais, vias de comunicações, etc.

Sem poder de promover ou tentar a paz, a saudável Organização das Nações Unidas está sendo contaminada pela doença da ferocidade.

Os cinco maiores países, que integram o Conselho Superior da ONU, estão divididos em seus interesses por aquela região,  que está sendo devastada, com poder de ´infectar o resto do Mundo.

AÇÃO DRÁSTICA

Dezenas de acordos internacionais foram celebrados antes do século XIX e desrespeitados, como também a esperança de pacificação com a formação do Estado de Israel, em 1948, com previsão da criação de um Estado Palestino para convivência harmônica.

As invasões de territórios árabes na "Guerra dos Seis Dias", em 1967, marcou a conquista de territórios árabes ou a ocupação de áreas da Jordânia por assentamentos judaicos.

A ONU precisa intervir de forma muito drástica, internacionalizando a região, sem os poderes legais do ódio reinante, e que tende a se ampliar.

RIQUEZA INGLÓRIA

O Estado de Israel compreende uma área de apenas 27.800 km2, mesmo com conquistas de terras palestinas. É inferior ao menor estado brasileiro, o Sergipe, com seus modestos 21.925 km.

Mas a sua economia tem números gigantescos: é de US$ 488,5 bilhões, embora tenha apenas 9,3 milhões de habitantes.

Mas de que adianta tamanha riqueza, quando todas as gerações pós século XVII viveram ou vivem sob a angústia do terror e das guerras/

A GLORIOSA DESPEDIDA

Cercado de homenagens de colegas, familiares, funcionários e amigos, o médico Antônio Zagne se despediu da vida terrena, na glória do reconhecimento pelo seu trabalho em favor dos pacientes, da comunidade e das entidades cientificas.

A sua esposa e filhos foram cercados pelo carinho do reconhecimento ao grande valor do médico, reverenciado também por dezenas de médicos e de entidades onde atuou, merecendo elevado conceito.

Logo à entrada do salão do velório, destacava-se entre as 25 coroas de flores, uma, enviada pelo seu amigo e admirador, Jorge Roberto Silveira, a quem serviu como médico e como Secretário de Saúde.

Estavam presentes professores da UFF e do Hospital Antônio Pedro, onde foi diretor geral, e dois dos amigos médicos que mais o acompanharam, nos últimos tempos, como Renato Cantarino e  Cássio Martins.

"A Tribuna" e o "Jornal de Icaraí" também prestaram tributos ao grande valor que Deus convocou aos Céus.

Avanço ofensivo

A obra do edifício em construção na área antes pertencente ao Clube de Regatas Icaraí não está obedecendo ao alinhamento nem mesmo com as cercas dos prédios vizinhos, que estão bastante recuados. A obra  ultrapassa os limites frontais ao  da antiga garagem de barcos. O estreitamente ocorre na via mais movimentada de Icaraí, onde não existem, por exemplo, abrigos em pontos de paradas de ônibus.  A Secretaria de Urbanismo não atentou para o adensamento da ocupação do solo ou em defesa da boa mobilidade no tráfego.

Dejorge Patrício é exonerado da Prefeitura de Niterói

Ex-deputado federal e ex-candidato a prefeito São Gonçalo, Dejorge Patrício (atualmente no Patriotas) foi exonerado da Superintendência de Terminais e Estacionamentos (Suten), da Prefeitura de Niterói, Ele foi também ex-sócio do ex-vereador de São Gonçalo, Alex da Agência, dono da chave PIX que recebia pagamento dos clientes, num estacionamento público da cidade. Alex era subordinado a Dejorge. No lugar de Patrício, assume o vereador Jhonatan dos Anjos (PDT), que se despediu, ontem, da Câmara Municipal. Questionado pelo jornal A Tribuna sobre qual cargo assumiria na prefeitura, Jhonatan não deixou claro para onde iria. “Estou avançando em algumas conversas”, limitou-se a dizer.  

Relacionadas