Assinante
Entrar
Cadastre-se
Responsáveis por constantes quedas no fornecimento de energia elétrica no estado do Rio, concessionárias de energia elétrica como a Enel e a Light podem vir a ser investigadas, na Câmara dos Deputados.
De acordo com o deputado federal Altineu Côrtes (PL), já há o número de assinaturas necessárias para o Parlamento instaurar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), voltada àquelas empresas, assim que os deputados voltarem do recesso parlamentar, em fevereiro.
Uma das principais alegações, por exemplo, da Enel, é de que a copa dos galhos das árvores, que atingem os transformadores e causam os apagões, seriam os responsáveis pelas constantes quedas de energia nas cidades de sua cobertura.
No último final de semana, A Tribuna destacou que, durante as últimas chuvas, moradores de várias regiões de São Gonçalo e Niterói protestaram, devido à falta de luz. No Morro dos Tabajaras, em São Gonçalo, pelos menos 30 pessoas interditaram a BR-101, reivindicando o restabelecimento do fornecimento de energia elétrica. Eles reclamavam que o serviço não funcionava no local há três dias.
Na ocasião, a Enel emitiu uma nota, informando que havia normalizado o fornecimento "para 96% dos clientes" que tiveram o serviço interrompido, após as fortes chuvas "acompanhadas de descargas atmosféricas e ventos que atingiram parte de nossa área de concessão".
Atualmente, a Enel é alvo de CPIs na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e na Câmara Municipal de Niterói.
✅ Clique aqui e receba mais notícias da sua cidade no Whatsapp.