Assinante
Entrar
Cadastre-se
O prefeito de Niterói, Axel Grael, vistoriou, nesta terça-feira (1º), as obras de reforma e restauração da Casa Norival de Freitas, no Centro, e da Maternidade Alzira Reis, em Charitas (Zona Sul). O investimento do município no centro cultural é de R$ 29,1 milhões. A previsão é de que o imóvel histórico seja entregue durante o aniversário da cidade, em novembro próximo. Nesta terça, foram retirados os tapumes que haviam sido colocados na frente da casa. O prefeito vistoriou os trabalhos, acompanhado do secretário-executivo, André Diniz, e da secretária municipal das Culturas, Júlia Pacheco.
A Emusa (Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento) trabalha no restauro da Casa Norival de Freitas, também conhecida como Notre Rêve. A restauração é conduzida por equipes de alto nível técnico e inclui trabalhos de arqueologia, além de pesquisas iconográficas e arquitetônicas, de acordo com as orientações e as normas do Inepac (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural) e do DePAC (Departamento de Preservação do Patrimônio Cultural). Já foram concluídos os trabalhos de recuperação de elementos originais do casarão como assoalhos, forros e ornamentações.
Na área externa do imóvel, as equipes concluíram a construção do jardim vertical da fachada norte. As ações estão voltadas para a compra de mudas e a montagem dos jardins históricos, com a catalogação de espécimes através de registro iconográfico. Na área interna, acontecem a instalação dos rodapés, a colocação de escadas e portas, e a pintura. A Casa Norival de Freitas será sede do Programa Aprendiz, que visa a inclusão social através do ensino da música.
Atrás do casarão, um prédio anexo segue em construção. O edifício contará com três pavimentos, que incluirão um auditório com camarim, uma sede administrativa, um estúdio, uma área de convivência e um terraço com espaço para contemplação.
Maternidade Alzira Reis
O prefeito acompanhou, também nesta terça, a reforma da Maternidade Alzira Reis. O investimento do município é de R$ 20 milhões. A previsão é de que as obras sejam concluídas até o final do ano. A Emusa segue trabalhando nas obras de reforma da maternidade.
No primeiro pavimento, as equipes executam o acabamento dos alojamentos, da enfermaria, do centro cirúrgico e da área administrativa, além dos trabalhos de estrutura e alvenaria nos elevadores e na UTI Neonatal.
No térreo, estão ocorrendo as instalações dos consultórios, da farmácia e do necrotério. Estão sendo realizados acabamentos na cozinha e no laboratório, além da execução de estrutura e alvenaria dos elevadores, rouparia, tanque de retardo/reúso e área técnica. As instalações externas, como a recuperação do estacionamento, também estão em andamento.
O projeto prevê intervenções nas instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias. A edificação também ganhará sistema de ar-condicionado e será referência em sustentabilidade, com aquecimento solar, elevadores eficientes, iluminação natural com sensores de presença, reúso da água da chuva, acessibilidade visual, telhados e paredes verdes.
Também será implantada uma Unidade de Cuidados Intermediários para recém-nascidos e ambientes de acolhimento, com salas para exames de ultrassonografia, ecocardiograma e análises clínicas, além de leitos de recuperação pós-anestésica.
Na ala de internação, cinco novos ambientes vão realizar procedimentos de pré-parto, parto e pós-parto. Haverá áreas específicas para acompanhantes e atividades de apoio ao aleitamento. Todos os espaços vão seguir normas de acessibilidade.