Imagem Principal
Imagem
Temporais do fim de semana afetam abastecimento de água no estado
Temporais do fim de semana afetam abastecimento de água no estado
Foto do autor Redação Redação
Por: Redação Data da Publicação: 15 de janeiro de 2024FacebookTwitterInstagram
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A tempestade que se abateu sobre o estado do Rio, no último final de semana, danificou o abastecimento de água na Baixada Fluminense e em toda a região metropolitana.

Localizadas majoritariamente na Baixada, as concessionárias recomendam que a população "faça uso consciente" da água, evitando desperdícios.

De acordo com a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), foi necessário diminuir muito a capacidade da Estação de Tratamento do Guandu, que fornece água para 11 milhões de pessoas. Às 15h de domingo último, a estação trabalhou com apenas 19% da capacidade, por causa das alterações na água captada.

Hoje de manhã a operação foi um pouco mais ampliada, chegando a 78%. Segundo a Cedae, técnicos continuam monitorando as condições da água bruta e a operação da estação será retomada, assim que o manancial retomar a normalidade.

A Estação de Tratamento de Água de Japeri, também na Baixada, teve seu funcionamento totalmente interrompido, desde a tarde do último domingo (14), por causa da elevação do nível do rio e das alterações na qualidade da água bruta.

Águas do Rio

Já a Águas do Rio disse que, na manhã desta segunda-feira (15), a situação das estações de tratamento impacta diretamente a distribuição de água. O abastecimento está suspenso em toda cidade de Japeri.

A instabilidade no abastecimento afeta também a distribuição de água no Rio; em Belford Roxo; Duque de Caxias; Mesquita; Nilópolis; Nova Iguaçu; Queimados e São João de Meriti.  

Clique aqui e receba mais notícias da sua cidade no WhatsApp. 
 

Relacionadas