Assinante
Entrar
Cadastre-se
A tempestade que se abateu sobre o estado do Rio, no último final de semana, danificou o abastecimento de água na Baixada Fluminense e em toda a região metropolitana.
Localizadas majoritariamente na Baixada, as concessionárias recomendam que a população "faça uso consciente" da água, evitando desperdícios.
De acordo com a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), foi necessário diminuir muito a capacidade da Estação de Tratamento do Guandu, que fornece água para 11 milhões de pessoas. Às 15h de domingo último, a estação trabalhou com apenas 19% da capacidade, por causa das alterações na água captada.
Hoje de manhã a operação foi um pouco mais ampliada, chegando a 78%. Segundo a Cedae, técnicos continuam monitorando as condições da água bruta e a operação da estação será retomada, assim que o manancial retomar a normalidade.
A Estação de Tratamento de Água de Japeri, também na Baixada, teve seu funcionamento totalmente interrompido, desde a tarde do último domingo (14), por causa da elevação do nível do rio e das alterações na qualidade da água bruta.
Águas do Rio
Já a Águas do Rio disse que, na manhã desta segunda-feira (15), a situação das estações de tratamento impacta diretamente a distribuição de água. O abastecimento está suspenso em toda cidade de Japeri.
A instabilidade no abastecimento afeta também a distribuição de água no Rio; em Belford Roxo; Duque de Caxias; Mesquita; Nilópolis; Nova Iguaçu; Queimados e São João de Meriti.
✅ Clique aqui e receba mais notícias da sua cidade no WhatsApp.