Imagem Principal
Imagem
Madonna celebra 40 anos de carreira com 1,6 milhão de fãs no Rio
Diva do pop exalta vida e diversidade, em hits eternos
Madonna celebra 40 anos de carreira com 1,6 milhão de fãs no Rio
Foto do autor Saulo Andrade Saulo Andrade
Por: Saulo Andrade Data da Publicação: 05 de maio de 2024FacebookTwitterInstagram
Fotos: redes sociais

Catarse, sensualidade, luzes, irreverência. O histórico show de Madonna, nas areias da praia de Copacabana, zona sul do Rio, reuniu cerca de 1,6 milhão de fãs, brasileiros e estrangeiros, que, emocionados, testemunharam a entrega de uma diva pop que, apaixonada pelo Rio, celebrou uma vida de 40 anos dedicados à música e à luta por um mundo mais diverso e tolerante, no mega show de encerramento da Celebration Tour, na noite de sábado (4). 

Erguendo a bandeira e as cores do Brasil, sob outros contextos políticos e sociológicos, num local tradicionalmente tomado por manifestações conservadoras, a artista americana exaltou a pluralidade, para deleite de um público que clama por representatividade e, principalmente, liberdade de ser quem é: homem, mulher, gay, travesti, transexual e demasiadamente humano.

 Um dos pontos altos do show foi quando, ao lado da nossa Anitta, em 'Vogue', a artista protagonizou cenas provocantes, que deixariam o "respeitável público" do que se convencionou chamar de "família tradicional brasileira", de cabelo em pé. 

Foto: Rafael Catarcione/Prefeitura do Rio

Afinal, ao se falar de Madonna, lidam-se com uma diva da comunidade LGBTQIA+ que, entre beijo gay e danças sensuais, juntou o profano ao sagrado, provocando, no mínimo, importantes reflexões e - por que não dizer? - "estranhamento", no público presente e que assistia ao espetáculo pela TV. 

Em 'Material Girl', pode-se verificar o ápice da troca de afeto, numa apaixonada interatividade entre bailarinos, no palco, e o público, nas areias de Copa. 

Redes sociais

Numa espécie de "mini-apoteose", Madonna remeteu sua festa ao Carnaval da Marquês de Sapucaí, quando se apresentou com uma bateria de escolas de samba, formada por jovens instrumentistas, exaltando toda a sua latinidade em 'La Isla Bonita', com direito a camisas da seleção, muito verde-amarelo e a presença de Pablo Vittar, performando em outro sucesso: 'Music'.

Outro dos pontos altos foi quando suas bailarinas e bailarinos trans se apresentaram com os seios à mostra, em 'Hung Up'. Mais doses picantes de dança e sensualidade podiam ser testemunhadas em  'Erotica'. 

Foto: Rafael Catarcione/Prefeitura do Rio

Família

Os filhos da diva também compartilharam o palco com a estrela: ao piano, Mercy James se apresentou com a mãe; Estere dançou ao som de 'Vogue' e David Banda também performou.

 

Foto: Fábio Mota/Prefeitura do Rio

AIDS

A artista exibiu, num telão, durante a execução de 'Live to Tell', a imagem de grandes nomes do mundo artístico e das causas sociais, vítimas da AIDS. Dentre eles, foram homenageados os brasileiros Betinho, Renato Russo e Cazuza, intercalados com figuras como, por exemplo, o cantor Freddie Mercury e o artista plástico Keith Haring.

Foto: Fábio Mota/Prefeitura do Rio

Turismo

Nem o tradicional atraso de Madonna, que subiu ao palco às 22h47, abalou a experiência e a expectativa dos fãs, que de fato presenciaram um evento histórico para o Rio e o Brasil.

Redes sociais

Vale lembrar ainda que a rede de hotéis dos bairros de Copacabana e Leme estão com 96% de ocupação, neste fim de semana, segundo informações da Secretaria Estadual de Turismo do Rio de Janeiro. O show de Madonna trouxe cerca de 200 mil turistas.

Foto: Fernando Maia/Prefeitura do Rio

De acordo com a Secretaria de Turismo, a ocupação dos hotéis é alta também nos bairros vizinhos de Ipanema/Leblon (82,4%) e Botafogo/Flamengo (70%). O percentual também excede os 70% nas hospedagens do Centro (77%) e da Barra/Recreio (73%). A média da cidade era de 83,72%, segundo levantamento feito na sexta-feira (3), mas pode ser ainda maior.

 

Foto: Fernando Maia/Prefeitura do Rio

Prefeitura do Rio promove mega-operação

Foto: Fernando Maia/Prefeitura do Rio

Os postos de saúde registraram mais de 500 atendimentos e mais de 2 mil itens proibidos foram apreendidos.

A Prefeitura do Rio não registrou nenhum atendimento médico grave nos postos de saúde. 

A Riotur contou com postos de informações localizados nos aeroportos Santos Dumont e Galeão; na Rodoviária do Rio e nos postos 2 e 5 de Copacabana que ofereceram as orientações para quem foi assistir ao show. Postos volantes também foram criados em outros pontos do bairro de Copacabana e em pontos turísticos como Pão de Açúcar, Cristo Redentor, entre outros.

Centro de Operações

Pela primeira vez, o Centro de Operações montou um posto avançado que integrou todos os órgãos públicos, na Avenida Atlântica, na altura da Rua República do Peru. Para o monitoramento do show, foram utilizadas um total de 239 câmeras.

Somente na orla de Copacabana, 77 câmeras, além de drones e bodycams, monitoraram as ações dos órgãos e o deslocamento do público à Praia de Copacabana. Ao final da operação não se constatou nenhum registro grave.

Ordem Pública

A Secretaria de Ordem Pública e a Guarda Municipal atuaram no show da Madonna com mais de 1.130 agentes com foco no ordenamento urbano e do trânsito, fiscalização do estacionamento irregular, de táxis, veículos de aplicativos, transporte complementar e no auxílio à segurança pública.

As ações acarretaram a desmobilização de quatro cercadinhos feitos por ambulantes ilegais na praia de Copacabana, em frente ao palco do show, que estavam demarcados com sacos de areia e caixas de cerveja, além de desmobilizar 30 acampamentos. Também foram aprendidos mais de dois mil itens como garrafas de vidro, bebidas diversas, cigarros eletrônicos, botijões de gás e uma grelha de churrasco.

O patrulhamento preventivo das equipes apreendeu 59 facas e objetos perfurocortantes e um adolescente por furto de celular. Dois homens foram presos por tentativa de furto e outro por dano a uma viatura da SEOP.

Saúde

Os três postos médicos montados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na orla de Copacabana fizeram 530 atendimentos simples e de baixa complexidade. Em um público de 1,6 milhão de pessoas nenhum caso grave foi registrado.

Os postos de saúde foram montados na altura da Rua República do Peru e da Avenida Princesa Isabel e na Praça do Lido e funcionaram das 17h30 às 4h. Foram distribuídos 210 mil preservativos masculinos e femininos nos três postos médicos e na "VamBora", unidade móvel da Secretaria Municipal Saúde.

Mulheres

Nenhuma ocorrência de violência contra a mulher foi registrada pelas equipes da Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher.

Assistência Social

A Secretaria de Assistência social atuou para preservar o bem-estar de crianças e adolescentes. Uma das ações adotadas foi a distribuição de 2.350 pulseiras de identificação.

Ao término da operação, houve registro de quatro crianças perdidas de seus responsáveis e dois acolhimentos de adolescentes.

Clique aqui e receba mais notícias da sua cidade no Whatsapp. 
 

Relacionadas