Imagem Principal
Imagem
Governo do Estado envia equipes da Polícia Militar ao Rio Grande do Sul
Ao todo, serão enviados 24 policiais militares, cinco veículos, um barco e duas motos aquáticas para auxiliar as vítimas da tragédia das chuvas
Governo do Estado envia equipes da Polícia Militar ao Rio Grande do Sul
Foto do autor Gabriel Ferreira Gabriel Ferreira
Por: Gabriel Ferreira Data da Publicação: 08 de maio de 2024FacebookTwitterInstagram
Foto: Divulgação/ Governo do Estado

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Polícia Militar, vai enviar apoio técnico e logístico para auxiliar as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. 

A princípio, 24 policiais militares, sendo 20 deles do Comando de Policiamento Ambiental (CPAm) e 4 do Grupamento Especializado de Salvamento e Ações de Resgate (GESAR), estarão na equipe. Junto aos policiais, cinco viaturas, um barco e duas motos aquáticas partem da Capital Fluminense rumo à Base Aérea da Cidade de Canoas. Já estão em ação no Rio Grande do Sul 74 agentes, incluindo bombeiros e policiais civis.

Foto: Divulgação/ Governo do Estado

“Os policiais que estamos enviando são altamente treinados para atuação em ambientes inóspitos, com os obstáculos que a população gaúcha vem enfrentando. Nossas equipes podem auxiliar muito na leitura do terreno acidentado, assim como com as técnicas específicas de resgate. Seremos mais uma instituição a compor o conjunto de esforços já reunidos pelo Governo do Estado do Rio, que já vem se mobilizando no apoio ao nosso ente federativo”, analisou o secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes. 

Os policiais do CPAm da Polícia Militar são treinados e possuem experiência na atuação em áreas de mata diversas, condução de embarcações - inclusive em cursos fluviais - assim como no salvamento em trilhas e ambientes de natureza virgem. Já os policiais do GESAR da corporação possuem ampla experiência em salvamento e resgate, recebendo treinamentos equivalentes aos de tropas atuantes em cenários críticos em todo o mundo.

Bombeiros e Polícia Civil

Foto: Divulgação/ Governo do Estado

A força-tarefa montada pelo Corpo de Bombeiros possui mais 11 viaturas, 15 barcos, 5 pickups, dois caminhões, um ônibus e cerca de 200 materiais diversos de salvamento em desastres. O grupo tem profissionais da área da saúde e especialistas em salvamento em desastres, com atuação em soterramentos, desabamentos, enchentes e inundações, entre outros.

Niterói envia equipes da Defesa Civil ao RS

Fotos: Divulgação/ Prefeitura de Niterói

A Prefeitura de Niterói enviou técnicos e veículos da Defesa Civil ao Rio Grande do Sul para apoiar os municípios atingidos pelas chuvas. Um comboio com dois carros da Guarda Municipal, um da Defesa Civil, dois jet-skis e seis pilotos com equipamentos de salvamento seguiram para o estado, nesta terça (7). 

A equipe de Niterói ficará baseada em Porto Alegre e vai ajudar na coordenação da logística de recebimento de equipamentos e itens de ajuda humanitária. O subsecretário de Defesa Civil, Vitor Queiroz, está no comando do comboio, que conta também com o ex-secretário de Defesa Civil de Niterói e coronel dos Bombeiros, Walace Medeiros, além de Gabriel Sampaio, surfista de Big Waves e do empresário Rudinei Paludo, que possuem amplo conhecimento da região afetada pela enchente.

A Prefeitura, em colaboração com os polos gastronômicos de Jardim Icaraí, Piratininga e São Francisco & Charitas, e a iniciativa Niterói Solidária, lançou uma campanha de arrecadação de donativos destinados às vítimas das recentes chuvas no estado do Rio Grande do Sul. A campanha vai arrecadar cestas básicas, água potável, ração para animais de estimação e produtos de higiene pessoal, visando fornecer suporte essencial às comunidades afetadas pela calamidade.

Os locais designados para a coleta dos donativos são os restaurantes Bendito Gastrobar, em São Francisco, o Da Carmine, em Icaraí, e o Queen Oceânico, em Piratininga. A arrecadação acontece no horário de funcionamento dos restaurantes. Esta ação solidária integra os esforços contínuos da campanha Niterói Solidária e da Prefeitura em promover o apoio mútuo e a solidariedade em momentos de necessidade.

Relacionadas