Imagem Principal
Imagem
Estado do Rio encerra fevereiro com menor número de mortes violentas
Roubos de carga caem 41% no acumulado e alcançam o índice mais baixo desde 1999
Estado do Rio encerra fevereiro com menor número de mortes violentas
Foto do autor A Tribuna A Tribuna
Por: A Tribuna Data da Publicação: 27 de março de 2024FacebookTwitterInstagram
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Governo do Rio de Janeiro divulgou, nesta quarta-feira (27), que o estado terminou os primeiros dois meses do ano com números positivos para a segurança pública estadual. 

Os crimes contra a vida, ou Letalidade Violenta, alcançaram quedas significativas, com o menor número de mortes, desde o início da série histórica do Instituto de Segurança Pública (ISP), em 1991. 

Homicídios 

O indicador, que engloba homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte, roubo seguido de morte e morte por intervenção por agente do Estado, apresentou uma redução de 21% no primeiro bimestre, em comparação com o mesmo período de 2023.

Mortes causadas por agentes do Estado 

Houve também uma queda significativa das mortes por intervenção de agente do Estado: 45% a menos, em relação ao ano passado, tanto no acumulado até fevereiro quanto no mês, representando os índices mais baixos desde 2016. 

A tendência também é observada nos casos de homicídios dolosos, que diminuíram 13% em comparação com o primeiro bimestre de 2023. 

Em fevereiro, o declínio atingiu a marca de 23%. Esses são os menores valores já registrados, para o mês e para o acumulado, dos últimos 34 anos.

Roubos de cargas

Os roubos de cargas apresentaram redução de 41% nos dois primeiros meses de 2024. 

Foram 365 casos, 253 roubos a menos do que no mesmo período do ano anterior. Na análise mensal, a queda foi ainda mais expressiva, chegando a 48%. 

Com esses números, o Rio alcançou o menor percentual de casos desse tipo de delito desde 1999.

A produtividade policial das forças de segurança estaduais também cresceu. 

Mais de mil armas recolhidas

Em 60 dias, mais de mil armas de fogo foram retiradas das mãos de criminosos no estado, uma média de 17 por dia. 

Dessas, 128 eram fuzis, refletindo um aumento de 6% na apreensão desse tipo de armamento durante o período. 

6.855 prisões 

Além disso, as polícias Civil e Militar realizaram 6.855 prisões em flagrante e recuperaram, no mesmo período, 2.654 veículos roubados ou furtados.

Os dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública são referentes aos Registros de Ocorrência (ROs) lavrados nas delegacias da Secretaria de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro. Os dados completos podem ser acessados neste link.

Relacionadas